Onde comer caranguejo em São Luís: guia básico de restaurantes

São Luís, capital do Maranhão, fica localizada numa ilha, oficialmente chamada de Ilha de Upaon-Açu, também conhecida como Ilha de São Luís. Nela, ficam encravados quatro municípios com limites pouco perceptíveis: São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Neles, há inúmeros restaurantes especializados em caranguejo, iguaria típica e memorável do Maranhão. Por aqui, comemos o caranguejo-uçá, catados nos manguezais maranhenses.

IMG_5343

Caranguejada maranhense

Mas, afinal, onde comer caranguejo na Ilha de São Luís? Abaixo, listo meus favoritos:

  • Barraca Estrela D’Alva – O Gaúcho

Com nome peculiar, serve a melhor caranguejada da Ilha. Todas as opções do cardápio são deliciosas: a caranguejada maranhense, a caranguejada ao leite de coco, a caranguejada na cerveja e o caranguejo toc-toc, todos servidos com arroz de toucinho, farofa e vinagrete. No melhor estilo maranhense, exigem mão na massa!

A caranguejada, para quem não conhece, é um cozido de caranguejo, cujo molho tem ingredientes variados: cebola, tomate, pimentão, cheiro verde, ovo, batata, etc. O conhecido caranguejo toc-toc, por outro lado, é cozido somente na água e sal, servido sem qualquer molho. Dentre as opções, prefiro pedir as caranguejadas sem cabeça, mais fáceis de comer e com molho mais saboroso.

Para quem não encara a arte do toc-toc, que envolve quebradeira e paciência, outras boas pedidas dessa barraca são as patinhas de caranguejo à milanesa, o filé de pescada ao molho de camarão e o peixe frito escabeche com molho de camarão.

Embora a comida seja sempre boa, o atendimento depende do dia. Aos domingos, o restaurante fica caótico devido à enorme clientela. Conseguir uma mesa e conquistar atendimento podem ser um desafio. Todo domingo, forma ali uma enorme fila no horário do almoço, mas a comida vale a espera. É importante ficar atento ao horário, não funciona até tarde.

A Barraca fica localizada na Avenida Litorânea e passou por recente reforma. Oferece um ambiente agradável e simples, com vista para o mar. A aparência dos pratos não encanta, o sabor é o diferencial.

IMG_6379IMG_6381

  • Barraca da Marcela

Também localizada na Avenida Litorânea, a Barraca da Marcela é tradicional na Ilha. Menos badalada que a Barraca Estrela D’Alva, a Marcela tem bom tempero e serve caranguejos grandes, costumeiramente no ponto. É um bom local para comer caranguejada maranhense e caranguejo toc-toc, sentindo a brisa do mar. O ambiente é simples, com agradável área externa com coqueiros.

  • Barraca do Chef

Localizada igualmente na Avenida Litorânea, a Barraca do Chef vai além do caranguejo. Oferece pratos contemporâneos bem elaborados, como arroz com frutos do mar, pescada e fettuccine com camarão, todos com toques gourmet. Serve uma excelente casquinha de caranguejo, com molho de tomate e raspa de coco. Figura nessa lista, aliás, devido à casquinha, já que a caranguejada não se destaca.

  • Landruá
  • Restaurante Crioula’s
  • Restaurante Mar e Sol

Localizado em São José de Ribamar, o restaurante tem bela vista e boa culinária. Em ambiente simples, serve ótima torta de caranguejo, ao lado de deliciosos pratos de pescada, camarão e sarnambi. As patinhas de caranguejo também são memoráveis. Considero o melhor restaurante de Ribamar e, como não sou a única, é um local disputado nos finais de semana.

  • Biana Bistrô

Comandado pelo experiente Chef Júnior Belém, o Biana compõe minha lista de restaurantes prediletos. Com culinária e ambiente sofisticados, oferece pratos maranhenses com toques gourmet. Embora não sirva caranguejada, toc-toc, torta ou patinhas de caranguejo, tem uma casquinha de caranguejo deliciosa! Essa casquinha faz o restaurante merecer menção nessa lista. Salivo ao lembrar.

Além da comida ser soberba, tem lindo ambiente em tons de azul e branco, com vista deslumbrante para o mar. Localizado na Avenida Litorânea, parece integrado com o mar. Devido à vista, prefiro almoçar a jantar nesse restaurante, pois é quando posso desfrutar melhor do ambiente.

IMG_7868

Casquinha de Caranguejo do Biana Bistrô

IMG_7856IMG_7860