Eixo Sul: roteiro de 20 dias pela Serra Gaúcha, Porto Alegre e Uruguai

As férias de julho estavam chegando e nenhuma viagem estava programada. Eis que despontou no horizonte um congresso em Porto Alegre! A partir desse evento, montamos uma viagem de 20 dias pela Serra Gaúcha, Porto Alegre e Uruguai.

Resolvemos fazer quatro bases para explorar a região Sul: Gramado, Porto Alegre, Bento Gonçalves e Montevidéu. Queríamos uma viagem tranquila, sem correria, com muita contemplação e boa mesa. Esse foi nosso roteiro de inverno:

1º Dia: Chegada em Porto Alegre:

Programação: à noite chegamos em Porto Alegre, por isso resolvemos dormir por lá e seguir, somente no dia seguinte, para Gramado, pela Rota Romântica. Esse caminho, com curvas sinuosas, é perigoso no período noturno. Foi uma escolha acertada! Já na chegada, alugamos um carro no aeroporto, o qual utilizamos para percorrer o roteiro.

– Hotel: Açores Premium. Endereço: Rua Ernesto Alves, 273, Porto Alegre. Escolhemos esse hotel pelo custo/benefício, ficamos muito satisfeitas. Hotel padrão executivo, com bom preço, perfeito para quem pretende apenas pernoitar.

2º Dia:  Porto Alegre ⇒ Gramado

– Programação: partimos de Porto Alegre para Gramado pela Rota Romântica, com curvas acentuadas, paisagens deslumbrantes e boa pavimentação… até errarmos o caminho e entrarmos numa estrada de terra. A Rota Romântica passa por Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Morro Reuter, Nova Petrópolis e Gramado, completando cerca de 130 Km. Fizemos, acidentalmente, um desvio no Morro Reuter. Foi interessante, percorremos por uma zona rural. Com algumas pausas para contemplação, fizemos o caminho em 2 horas.

IMG_9353 IMG_9357

IMG_9374

– Hotel em Gramado: Hotel Valle Dincanto. Endereço: Rua Julio Hancke, 87, Gramado. Embora fique a 3 Km do Centro de Gramado, a estrutura torna esse hotel uma ótima escolha. Charmoso, tem um conceito que mescla o moderno e o rústico, com muito conforto e excelente atendimento. Amamos esse hotel!

IMG_9536

– Roteiro em Gramado: Conhecemos o centro de Gramado, partindo da Praça das Etnias, atravessada pela Av. Borges de Medeiros, principal da cidade. Nesse avenida, há inúmeros restaurantes e muitas lojinhas. Principais atrações turísticas vistas no Centro de Gramado: Praça das Etnias, Casa do Colono, Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, Igreja Matriz São Pedro e Fonte dos Desejos.

– Almoço: Após uma passeio de 2 horas pelo centrinho, fomos em busca de uma boa Sequência de Fondue. Escolhemos o St. Gallen, na Avenida das Hortênsias. Nessa avenida, há inúmeros restaurantes. Escolhemos bem, a sequência foi maravilhosa.

IMG_9392IMG_9400 IMG_9404

3º Dia: Gramado ⇒ Nova Petrópolis ⇒ Gramado

4º Dia: Gramado ⇒ Canela ⇒ Gramado

5º Dia: Gramado

6º Dia: Gramado ⇒ Porto Alegre

7º Dia: Porto Alegre 

8º Dia: Porto Alegre

9º Dia: Porto Alegre

10º Dia: Porto Alegre ⇒ Bento Gonçalves

11º Dia: Bento Gonçalves ⇒ Garibaldi ⇒ Bento Gonçalves

12º Dia: Bento Gonçalves

13º Dia: Bento Gonçalves ⇒ Porto Alegre

14º Dia: Porto Alegre ⇒ Montevidéu

15º Dia: Montevidéu

16º Dia: Montevidéu

17º: Montevidéu ⇒ Punta del Este ⇒ Montevidéu

18º: Montevidéu ⇒ Colónia do Sacramento ⇒ Montevidéu

19º: Montevidéu

20º: Montevidéu ⇒ Casa 

[Em andamento]