VENEZA: passeio de gôndola e despedida

Era nosso último dia em Veneza e ainda tínhamos muitos planos. Começamos nos direcionando para a Gallerie dell’Accademia, mas desistimos de visitar quando constatamos que esse museu, localizado no Grande Canal, não estava incluído no Vènezia Unica City Pass.

IMG_8856

Gallerie dell’accademia

Fomos então para o Ca’Rezzonico, um dos palácios mais famosos de Veneza, também localizado no Grande Canal, incluído no Vènezia Pass. Lá funciona o Museo del Settecento Veneziano, dedicado ao século XVIII. Essa visita congrega um acervo rico, um prédio belíssimo, uma bela vista do Grande Canal e de outros canais ao redor.

IMG_8870

Grande Canal visto do Ca’Rezzonico. À frente, ponto do Vapporeto Ca’Rezzonico .

Após essa visita, passeamos um pouco pelas ruas do Dorsoduro, o bairro onde estávamos. Essa foi a área que mais gostamos em Veneza, bem mais agradável e tranquila, pois longe da multidão de turistas e com canais muito charmosos.

Almoçamos na Osteria da Codroma, o melhor almoço que tivemos em Veneza! Sentamos do lado de um canal charmosíssimo, em uma mesa colocada estrategicamente do lado de fora. Provamos o tradicional spaghetti al nero di seppia e, como sobremesa, um tiramisu. Foi tudo uma delícia!

IMG_8945

Um canal em Dorsoduro, ao lado do restaurante onde almoçamos.

Depois dessa experiência gastronômica, voltamos para o Grande Canal e passeamos de gôndola. Escolhemos um gondoleiro bem animado. Depois de uma rápida pesquisa de preços, constatamos que o preço era mesmo tabelado, € 80 para passeio diurno, apesar de rumores de que poderíamos negociar.

Escolhemos como ponto de partida a região da Accademia, pois o trajeto depende disso. O percurso incluiu alguns pequenos e encantadores canais e o retorno pelo Grande Canal, durando aproximadamente meia hora. Foram minutos mágicos e inesquecíveis que ficarão para sempre na nossa memória: o barulho e a cor da água, o balanço da gôndola, as casas sendo engolidas pela água, que já alcançava o segundo andar de muitas delas. Apreciamos de perto as diversidades das fachadas coloridas, as janelinhas em estilo venezianos e passamos por baixo de pontes.

IMG_8994

Passeio de gôndola em Veneza

IMG_9015

Passeio de gôndola em Veneza

IMG_8972

Grande Canal de Veneza visto do passeio de gôndola

IMG_8987

Uma das fachadas de Veneza vista da gôndola

Depois do passeio de gôndola, fomos andando para a Punta della Dolgana, antiga alfândega de Dorsoduro, onde funciona atualmente um espaço de arte contemporânea. Como nosso tempo era curto, apenas apreciamos a vista, que é uma das mais belas da cidade, incluindo a Praça de São Marcos, o Palácio Ducale, para a ilha San Giorgio Maggiore e para o mar aberto.

IMG_9086

Passeio pela Punta della Dolgana

IMG_9103

Passeio pela Punta della Dolgana

IMG_9111

Passeio pela Punta della Dolgana

Contornando a Punta della Dolgana, chegamos até a Basilica Santa Maria della Salute, com belíssima fachada.

IMG_9023

Basilica Santa Maria della Salute, vista do passeio de gôndola.

Ainda nos restava alguns minutos antes de voltarmos para Mestre e fazermos o check-out para seguirmos nossa viagem. Decidimos pegar um vapporeto e descemos na Ponte Rialto. Entramos em lojas de murano, compramos alguns objetos e, por fim, tomamos um spritz. Era nossa despedida de Veneza, onde fomos tão felizes e hipnotizadas por sua beleza.

IMG_9162

Veneza deixou muita saudade e promessas de retorno.

Do hotel para a estação de trem, pegamos um ônibus, uma indicação da recepcionista do hotel. Além de economizarmos, foi bem simples e ele parou exatamente ao lado da estação. Verona era nosso próximo destino. Acompanhe.