GRÉCIA: Nosso roteiro de 7 dias

Quando ir?

Tínhamos muitos sonhos e poucos dias. Tivemos que encaixar nossa viagem à Grécia em uma semana, na primeira semana de setembro de 2014. Ainda seria verão, uma das melhores épocas para visitar o país. No entanto, embora verão, nesse mês o clima fica mais ameno e o fluxo de visitantes diminui.

O melhor período para visitar a Grécia compreende os meses de junho a setembro, que corresponde ao final da primavera até o final do verão europeu. Nessa época, o sol escaldante e o tempo seco favorecem os passeios típicos da região. A Grécia possui um clima mediterrâneo, com verões quentes e com pouca chuva, contrapostos por invernos amenos e chuvosos.

Barquinhos em Santorini

Barquinhos em Thirassia

Onde ir?

Definido o período, passamos à escolha dos destinos. Nos decidimos, então, pelos mais famosos: Atenas, Mykonos e Santorini. Seria nossa primeira viagem à Grécia, essas cidades pareciam incontornáveis. A escolha foi difícil, fizemos listas para umas outras quatro viagens.

O nosso roteiro foi o seguinte:

1º Dia – Viagem Paris/Atenas, chegada às 16h30min

• Hotel: Economy Hotel. bem localizado e barato. Pagamos €120,00 por duas diárias em quarto duplo com café. É um hotel apenas para dormir, sem qualquer luxo.
  • Passeios: Chegamos em Atenas no final da tarde e fomos passear pelas ruas de Plaka, o bairro mais animado de Atenas. Transitamos pelas ruas recheadas de lojas, restaurantes e bares, com milhares de turistas maravilhados com tamanha alegria. Jantamos numa taberna que servia pequenas porções de pratos gregos variados. Ao alto, avistamos inúmeras vezes a Acrópole iluminada. Depois de passear bastante, tomamos uma cerveja grega e experimentamos o ouzo no bar Brettos (rua Kydathineon, 41), famoso pelas suas coloridas garrafas.

2º Dia – Atenas

• Passeios: Conhecemos o vasto complexo da Acrópole. Após, fomos ao Templo de Zeus e, por acaso, assistimos à cerimônia de troca de guarda no Parlamento na Praça Syndagma.

3º Dia – Atenas/Mykonos

• Ferry: Saída às 07h00 do Porto de Pireus em direção a Mykonos. Fomos de ferry pela companhia Sea Jet – Master Jet, o bilhete custou €49.
  • Hotel: Hotel Nazos. Bem localizado, confortável, excelente atendimento e ótimas instalações. Amamos esse hotel.
  • Passeios: Caminhamos pelas lindas ruas da Pequena Veneza e do Porto Velho.

4º Dia – Mykonos

• Passeios: alugamos um carro e fomos conhecer as famosas praias de Mykonos. Em sequência, fomos a Ornos (bonita e pacata), Paradise (dominada pelo turismo de massa), Paraga (animada), Super Paradise (linda, animada e predominantemente gay), Agrari (mais reservada). À noite, passeamos pela Pequena Veneza, pelos labirintos de ruelas dominadas por festas, turistas e cantinhos de charme. Jantamos no tradicional e disputado Niko’s Taverna.

5º Dia – Mykomos/Santorini

• Ferry: Saímos de Mykonos para Santorini às 10h40. Fomos de ferry pela companhia Sea Jet – Master Jet, o bilhete custou €55.
  • Aluguel de carro: Assim que chegamos no Porto Novo de Santorini alugamos um carro na Locadora Union, cuja diária custou €40.  Era um carro médio, um Ibiza em bom estado, com ar-condicionado. Um veículo próprio é indispensável para conhecer a ilha.
  • Hotel: nos hospedamos no Donna’s House, localizado em Pyrgos. A diária foi € 90,00 para um quarto família que comportava 4 pessoas.

6º Dia – Santorini

• Passeios: Pela manhã, fomos às praias Kamari (com areia negra vulcânica) e Red Beach (com rochas vermelhas). No final da manhã, conhecemos um sítio arqueológico da antiga cidade de Thira. Pela tarde, fizemos uma trilha inesquecível de 7Km entre Thira e Oía. No final da tarde, visitamos Oía.

7º Dia – Santorini/Atenas/Paris

• Passeios: Fizemos um tour de barco pela Caldeira, com direito a visitas à ilha Thirassia e à ilha vulcânica de Santorini. No final da tarde, fomos à praia de Kamari.
  • Volta a Paris: Fomos de avião de Santorini a Atenas, pela companhia Aegean, em voo noturno. Em Atenas, aguardamos 5 horas para embarcar no voo para Paris, pela mesma companhia aérea.