Fontainebleau: nosso bate e volta saindo de Paris

Fontainebleau, pequena cidade da região Ilê-de-France, fica localizada a aproximadamente 60 km do sudeste de Paris. Chegar lá é relativamente fácil e o passeio dura um dia inteiro. Conhecida pelo Château e pela Floresta de Fontainebleau, a cidade oferece ainda outros atrativos: belas ruelas, bons restaurantes e bares animados.

O Château de Fontainebleau (Castelo de Fontainebleau) é considerado o único castelo habitado continuamente por sete séculos na França, da Idade Média (século XII) ao século XIX (aproximadamente até os primeiros presidentes da III República). Ao longo desse tempo, ele passou por várias transformações, recebendo múltiplas influências, as quais são visíveis nos seus pavilhões. Os diversos estilos arquitetônicos e as construções ali presentes refletem o caminhar da monarquia francesa.

Durante a Revolução Francesa, esse suntuoso castelo foi esvaziado. Somente com Napoleão Bonaparte ele voltou a ser habitado. Napoleão, aliás, fez dele sua morada principal. Ali, derrotado, assinou o Tratado de Fontainebleau em 1814, pelo qual abdicou do trono francês, partindo para um exílio na Ilha de Elba. Parte da decoração e do mobiliário que hoje ali permanece foi resultado desse período.

Resultado desse longo percurso, com diversas reviravoltas, o Château de Fontainebleau é um rico e preservado patrimônio de arte, arquitetura, jardinagem e história. Em 1981 foi inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Mundial.

SAINDO DE PARIS PARA FONTAINEBLEAU

O trem que faz essa ligação sai da Gare de Lyon em direção à Gare de Fontainebleau. O bilhete custou € 8,50 por trecho, compramos o percurso completo na máquina da estação (bilhete com destino Fontainebleau Avon).

O percurso é realizado pela SNCF Transilien (trens intermunicipais de Ilê-de-France), pela linha R (cor rosa), direção Montargis (clique aqui para ver o percurso do trem R). A plataforma era a mesma do RER D. A estação destino chama-se Fontainebleau Avon, que é justamente a gare da cidade de Fontainebleau. O percurso dura aproximadamente 1 hora.

Na plataforma da linha R, como nas demais, é necessário ficar bastante atento com o percurso de cada trem. O letreiro indica as paradas que o próximo trem fará. Assim, o trem seguinte parará somente nas paradas sinalizadas.

10689680_803013003095876_1201628147089612015_n

Linha do trem que faz o percurso Paris – Fontainebleau

1779332_803015196428990_6305931866250949224_n (1)

Quadro com informações sobre os trens e destinos na Gare de Lyon.

Ao desembarcar, visualizamos a indicação do ônibus que leva ao castelo, há alguns passos dali. A linha do ônibus intermunicipal é a linha 1, que sai da plataforma 2. A passagem custou € 2,00 comprada com o motorista no ato de embarque. Algumas pessoas já tinham o bilhete, então acredito que é possível comprar com antecedência. Descemos na parada château, atravessamos a rua e já estávamos no castelo.

Estação Fotainebleau Avon

10704094_803013259762517_3001407877538115307_n

Ônibus que faz a ligação entre a Gare de Fontainebleau e o Castelo (Linha 1, parada Chateau)

Parada de ônibus do castelo

Como já chegamos em Fontainebleau com a hora um pouco avançada, resolvemos almoçar antes de entrar no castelo. Optamos por ir em uma hamburgueria depois de pesquisar os preços dos restaurantes ao redor do Castelo. Comemos no Meatlovers, na Rue Coq Gris, e gastamos apenas € 28,00 por dois hambúrgueres acompanhados de batata frita e salada, além de duas cervejas.

IMG_2293  IMG_1973

VISITA AO CASTELO, AO PARQUE E AOS JARDINS:

A visita, sem descontos, custou €11,00 + € 2,00 do autoguia e deu acesso à parte interna do castelo. A circulação pelo jardim e pelo parque é gratuita. Passamos aproximadamente duas horas visitando os Apartamentos do Castelo e mais duas passeando pela parte externa. Foi um dia realmente encantador. O castelo abre todos os dias, menos às terças, primeiro de janeiro, primeiro de maio e 25 de dezembro. Os jardins também possuem um calendário de funcionamento (ver maiores informações no site do castelo, clicando aqui).

Château de Fontainebleau

Os Grandes Apartamentos são de tirar o fôlego. Ainda preservam mobiliário original, com decorações e obras de artes que oferecem um encantamento à parte. Eles foram ocupados pelas famílias reais e pelas cortes desde a Idade Média. Cada monarca acrescentou seu toque, tornando o castelo repleto de referências, estilos e delírios reais.

Nessa ala, visitamos os seguintes apartamentos e salões:

• O Apartamento do Papa (l’appartement du Pape), composto por 11 cômodos. Embora anteriormente habitados por rainhas, essas aposentos receberam nome em homenagem a seu derradeiro morador: o Papa Pio VII, que foi mantido prisioneiro no Château de Fontainebleau por Napoleão Bonaparte entre 1804 e 1812.

IMG_2001   IMG_2006

IMG_2007    IMG_2010

• As salas do Renascimento (les salles Renaissance), especialmente a Galeria Francisco I (Galerie François I), composta por afrescos de artistas italianos. De tirar o fôlego!

IMG_2048   IMG_2053

Galeria Francisco I

• A Capela da Trindade (La chapelle de la Trinité):

Capela

• Os quartos das rainhas mães, especialmente de Ana da Áustria (Anne d’Autriche):

IMG_2017  IMG_2015

• Os apartamentos de Napoleão:

IMG_2124  IMG_2119

• O apartamento de Maria Antonieta, com decoração extravagante e suntuosa:

IMG_2108  IMG_2106

Boudoir (quarto de vestir) de Maria Antonieta decorado pessoalmente por ela, feito com ouro banco, amarelo e madrepérola.

• A Bibliotèque de Fontainebleau:

Bibliotèque de Fontainebleau

Após visitar os interiores do castelo, seguimos para os jardins e para o parque. Eles são um espetáculo à parte! Ali andamos pela floresta, deitamos na margem do lago… um passeio relaxante.

IMG_2146  IMG_2164

Fontainebleau

Jardim de Fontainebleau

IMG_2194  IMG_2209

No final do passeio avistamos dois carros chegando ao parque do castelo com balões. Ficamos muito interessadas em fazer o passeio, mas percebemos que os grupos já chegaram formados. Resolvemos, então, pesquisar rapidamente na internet sobre a empresa de balões e vimos que o valor é alto (a partir de €175,00) e que o passeio deve ser agendado com antecedência. Muitas empresas fazem passeios de balão pelo Vale do Loire (Vallée de la Loire) e parece ser uma boa pedida para quem ainda não teve a chance de conhecer essa região francesa de castelos.

Retornamos ao centro de Fontainebleau e tomamos uma cerveja no agradável Pub Le Glasgow, na mesma rua em que almoçamos, a Rue Coq Gris. Sentimos o clima da cidade, agitada e divertida. Os turistas são muitos, mas a cidade tem vida própria, o trânsito e o comércio é movimentado.

Ao final do dia, nos direcionamos para a parada de ônibus, fomos para a Gare de Fontainebleau e retornamos à  Paris depois de um dia espetacular.