DISNEYLAND PARIS: nosso bate e volta saindo de Paris

A Disneyland Paris, complexo turístico que já foi chamado Euro Disney Resort e Disneyland Resort Paris, fica na pequena cidade de Marne-la-Vallée, a apenas 40 km do leste de Paris. Esse complexo compreende dois parques temáticos: o Parc Disneyland e o Parc Walt Disney Studios, além de uma área externa com lojas e restaurantes (incluindo um Planet Hollywood). É uma espécie de ilha americana em plena Europa.

Visitamos os dois parques no mesmo dia e compramos os ingressos pela internet. Adquirimos o ingresso Mini 1 Jour/2 Parcs, a € 60,00 cada. O valor pode variar de acordo com a programação, dia da semana e a temporada (maiores informações no site oficial, clique aqui). No local, o ingresso custava €88,00 adulto.

Assim como os valores dos ingressos, os horários de abertura e fechamento dos parques variam de acordo com a programação, dia da semana e temporada.

COMO CHEGAMOS NA DISNEYLAND PARIS

Fomos aos parques numa sexta-feira de outono, na baixa estação. Pegamos o trem RER A na Gare de Lyon em direção a Marne-la-Vallée. O destino é bastante fácil de identificar, pois no letreiro tem a marca do parque Disneyland Paris. A passagem custou € 7,50 por trecho, compramos o percurso completo na máquina da estação (bilhete com destino Marne-la-Vallée-Chessy, zona 5). O trajeto durou uns 45 minutos.

Plataforma do RER A direção Marne-la-Vallée

Chegada na estação Marne-la-Vallé-Chessy

Na plataforma do RER A, como nas demais, é necessário ficar bastante atento com o percurso de cada trem. Eles variam bastante. O letreiro indica as paradas que o próximo trem fará. Assim, o trem seguinte parará somente nas paradas que estiverem ligadas (em amarelo).

Letreiro que indica que o trem parará em Marne-la-Vallée-Chessy

OS PARQUES WALT DISNEY STUDIOS e DISNEYLAND:

Dividimos o dia entre os dois parques. Pela manhã ficamos no Parc Walt Disney Studios e pela tarde no Parc Disneyland. Fizemos nessa ordem porque as melhores paradas e o espetáculo de luzes acontecem nesse último parque. Assim, como as melhores paradas são à tarde e o espetáculo de luzes ocorre no fechamento do parque, a escolha nos pareceu óbvia.

No Parc Walt Disney Studios andamos primeiramente no Crush Coaster, uma montanha russa no escuro. Como ela tinha como tema o filme do Nemo e esse foi o último da Disney que eu assisti, me chamou atenção de imediato. Eu imaginava um fundo do mar colorido e interativo. Afinal, parecia ser um brinquedo fofo com peixinhos e tartarugas, eu não fazia a mínima ideia que era, na verdade, uma montanha russa. Morro de medo de altura e de queda livre. Quando percebi, já estava presa no casco da tartaruga. O casco, além de todos os lupes, ainda gira! Fiquei em pânico e não curti nada essa experiência.

Nesse brinquedo ficamos uns 30 minutos na fila. Seria possível utilizar FAST PASS, mas desistimos porque ficaríamos pouco tempo no parque.

FAST PASS permite reservar o acesso, com horário marcado e sem filas, a uma atração determinada. Basta ir numa fila própria nessa atração, passar o seu ingresso numa máquina e pegar o passe livre para esse brinquedo, com horário específico.

IMG_1644  IMG_1656

IMG_1651  IMG_1659

Como já tinha vivido minha cota de aventura do dia, resolvemos conhecer a mais nova atração do parque: Ratatouille. Esse foi realmente encantador. Com efeitos em 4D, fomos teletransportadas para uma bela experiência nos telhados e restaurantes de Paris. Ratinhas por alguns minutos. Brinquedo novo, fila enorme! Era possível utilizar um fast pass, mas quando chegamos estava disponível apenas para o período da tarde.

Passeamos pelos outros brinquedos, tiramos fotos e almoçamos na praça de alimentação desse parque. Comida cara e nada saudável: hambúrguer com batata frita. Teria sido melhor levar um lanche na bolsa, como os franceses adoram fazer. Há diversas opções de restaurantes, mas os preços são elevados.

IMG_1685 IMG_1690 IMG_1698 IMG_1696

Às 13h00 nos direcionamos para o Parc Disneyland. Ele estava lindo, com a decoração de Halloween.

IMG_1713   IMG_1732

Le Château de la Belle au Bois Dormant

Entramos em alguns brinquedos, tais como: Buzz Lightyear Laser Blast, Pirates of the Caribbean, Alice’s Curious Labyrinth, Les Voyages de Pinocchio, Peter Pan’s Flight, La Plage des Pirates, Phantom Manor. Subimos na Cabane des Robinson e andamos de barco (Thunder Mesa Riverboat Landing) pelo lago ao redor da  Big Thunder Mountain.

La Plage des Pirates

Alice’s Curious Labyrinth

Phantom Manor

Cabane des Robinson

Les Voyages de Pinocchio

Passeio no Thunder Mesa Riverboat Landing

Lago do parque

Buzz Lightyear Laser Blast

No final do dia, assistimos à Disney Magic on Parede! e ao espetáculo de luzes, que foi de tirar o fôlego. Para ambos, chegamos com antecedência para marcar bons lugares. No espetáculo de luzes, tivemos que aguardar 40 min em pé para garantir um cantinho de frente para o castelo. Tudo valeu a pena, foi hipnotizante.

Uma das paradas

Fogos e show de imagens no Castelo

O dia foi divertido, encantador. Fomos remetidas aos anos de infância, redescobrimos pequenas magias.

Após o espetáculo de luzes, uma verdadeira multidão saiu do parque em direção ao RER. Preferimos então passear um pouco pela área externa do complexo, quando entramos numa das inúmeras lojinhas com produtos da Disney. Conseguimos sair sem comprar nada, foi muita concentração no orçamento. É tentador! Passados uns 20 minutos, fomos à gare, onde pegamos um trem vazio rumo a Paris.