KEUKENHOF: pra não dizer que não falei das flores

Primavera, tapetes de tulipas intermináveis ordenados de forma minuciosa, profusão de cores e aromas, espetáculos de jardinagem. Sim, estou falando do Keukenhof, conhecido como o maior parque de flores do mundo, situado na cidade de Lisse, a 30 quilômetros do centro de Amsterdam, na Holanda. Esse passeio certamente nos proporcionou uma experiência prazerosa, um banho de beleza e poesia visual.

Nossa ida ao Keukenhof demandou planejamento. O parque permanece aberto por aproximadamente dois meses ao ano, com datas que variam anualmente. No site do parque é possível encontrar todas as informações, com datas precisas (clique aqui para visitar o site do Keukenhof).

Não por acaso, nossa visita a Amsterdam coincidiu com a abertura do parque, no final de abril de 2014. Como aprendamos por lá, o parque fica mais florido geralmente nessa época (metade/final de abril), pois logo quando abre (geralmente em março) nem todas as flores já brotaram. 

IMG_6225

Parque Keukenhof


ITINERÁRIO: de Amstardam ao Keukenhof

Há uma linha de ônibus especial que faz o percurso do Aeroporto de Amsterdam (Schiphol Amsterdam Airport) ao Keukenhof. Como estávamos hospedadas no centro de Amsterdam, fomos de táxi à estação central (Centraal Station), onde seguimos de trem para o aeroporto. Esse trajeto ao aeroporto levou 15/20 minutos e custou € 4,00.

Chegando ao aeroporto, procuramos a agência do Keukenhof, onde compramos nosso ingresso, que incluiu a entrada e o translado parque/aeroporto. A agência é sinalizada, fácil de identificar. O ingresso para adultos custou individualmente €22,50. Os ingressos são também vendidos no parque e pela internet, mas preferimos comprar nessa agência oficial, que não tinha filas, tampouco cobrava qualquer taxa de conveniência. Ainda no aeroporto, fomos ao supermercado HEMA comprar lanchinhos para o passeio, com intuito de poupar tempo e euros. No parque, contudo, é possível comprar comida.

Munidas com os ingressos e os lanches, seguimos para a enorme fila do ônibus Schiphol/Keukenhof. Esperamos ali uns 20 minutos, torcendo para irmos sentadas durante o trajeto, já que a quantidade de pessoas é enorme. O percurso dura cerca de 20 minutos. Apesar da longa espera, fomos em pé no ônibus, apenas a vista acalmava nossas pernas cansadas e ansiosas.

O horário de funcionamento do parque é de 08h00 às 19h30. Chegamos ainda pela manhã, pudemos desfrutar horas maravilhosas entre as flores e os jardins belíssimos.

IMG_6060

IMG_6075

IMG_6140

IMG_6152

IMG_6163

IMG_6286