UMA VIAGEM PELO SUL DA FRANÇA: roteiro e programação – 9 dias em Côte d’Azur, Provence e Parc du Verdon
PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS: escolha das cidades e do período
Provence era um destino incontornável naquele ano em que moramos na França. Queríamos muito conhecer os lindos campos de lavanda comuns na região. Para tanto, nossas primeiras providências foram pesquisar o período quando as flores brotam e definir o roteiro, já que existem várias rotas da lavanda (aqui link para as opções de rotas).
Além dos campos de lavanda de Provence, incluímos no roteiro algumas cidades litorâneas da Côte D’Azur, o Canyon du Verdon, os Calanques e outras encantadoras cidadezinhas da região Provence-Alpes-Côte d’Azur, conhecida também por PACA. Como sempre, nossa viagem ganhou contornos grandiosos.
Quando fomos:
Anualmente as cidades da região de Provence anunciam as datas das suas respectivas festas da lavanda, quando iniciam as colheitas. O ideal é programar a viagem para uma ou duas semanas antes das colheitas, quando os campos ficam hiper floridos. Geralmente, entre julho e meados de agosto há campos floridos, embora existam variações anuais, pois depende da temperatura e intensidade do verão.
É necessário pesquisar com atenção, conhecemos algumas pessoas que erraram o período e perderam esse espetáculo.
Nossa viagem ocorreu entre 09 e 17 de julho de 2014. Fomos numa semana antes das festividades, os campos estavam plenamente floridos. Escolha certeira!
Onde fomos:
Elegemos bases: a primeira em Nice (para explorar o litoral), a segunda em Trigance (para explorar a região do Verdon), a terceira em Manosque (para explorar os campos de lavanda) e a quarta em Marseille (para explorar os Calanques e Marseille).
Além de Trigance, operam como base para conhecer o Canyon du Verdon (conhecido também como Gorges du Verdon) as cidades de Castellane, La Palud-Sur-Verdon e Moustiers-Sainte-Marie. Escolhemos Trigance pelo hotel de charme. Acabamos, no entanto, ficando encantadas por essa pequena cidade de pedras perdida entre montanhas. Com pouquíssimos turistas, possibilita muita contemplação.
Na parte operacional, fomos de Paris a Nice de avião, pela companhia Air France. No aeroporto de Nice, alugamos um carro, com o qual percorremos o roteiro inteiro até Marseille, onde o devolvemos. Sem qualquer dúvida, a melhor forma de conhecer a região é de carro, considerando as belas estradas e os locais de difícil acesso.
O Sul da França é o destino favorito dos franceses no verão. Portanto, as passagens e os hotéis devem ser reservados com aproximadamente três meses de antecedência. Como demoramos a definir nosso roteiro, tivemos muita dificuldade para encontrar hotéis.
Queríamos ficar hospedadas em Chambres d’Hôtes, mas somente achamos vagas nessa modalidade em Trigance. Chambres d’Hôtes são uma espécie de B&B à francesa, casas de charme que alugam quartos para viajantes (associação de chambres d’hôtes da França). Alguns são luxuosíssimos, outros mais simples. Há opções para todos os bolsos também.
Assim, com dificuldade para encontrar hotéis de charme e com limitado orçamento, acabamos ficando em redes hoteleiras. Primamos pela localização.
NOSSO ROTEIRO DE VIAGEM
1º Dia: Paris → Nice
- TRAJETO: Saída de Paris (ORLY) às 8h50, chegada em Nice às 10h10.
- ALUGUEL DO CARRO: Locamos um veículo no aeroporto de Nice, categoria compacto automático, 7 diárias a 507 euros com seguro básico.
- HOTEL EM NICE: Hotel Ibis Budget – Nice Californie Lenval. Preço: 3 diárias por 246 euros, sem café da manhã.
- PROGRAMAÇÃO: os passeios que fizemos podem ser vistos no nosso post sobre Nice (clique aqui para visitar o post sobre Nice).
2º Dia: Nice → Cannes → Nice
- PROGRAMAÇÃO: Fomos de Nice a Cannes de carro pelas estradas oceânicas que passam por Antibes e Cagnes-Sur-Mer. Embora o caminho pela A8 (autoestrada) fosse menor, optamos pelo charme das estradas que passam por cidades litorâneas, com ocasionais vistas para o mar. Voltamos no final do dia para Nice, nossa base. Nesse percurso, pelas mesmas estradas, enfrentamos engarrafamento. Abaixo, uma visualização do percurso, com os números das estradas:
- PASSEIOS: os passeios que fizemos podem ser vistos no nosso post sobre Cannes (clique aqui para visitar o post sobre Cannes).
3º Dia: Nice → Èze → Mônaco → Menton → Nice
- PROGRAMAÇÃO: Fomos cedo de Nice a Èze. Escolhemos a estrada M6098 (Route du Bord de Mer), que margeia o mar, passando por Villefranche-sur-Mer (24,5Km com muitas curvas). Essa estrada é deslumbrante, com vistas memoráveis. O caminho pela M6007 seria mais rápido (15Km), porém sem vistas. Próximo de Èze, entramos na M45, que conduz à cidade. Após um passeio pelo centro histórico de Èze, seguimos para o Principado de Mônaco. Escolhemos novamente a Route du Bord de Mer, a M6098. Após passearmos em Mônaco, seguimos para Menton pela D6098 e D6007. Percorremos um total de 45,2Km. Na volta, escolhemos o caminho mais curto. Estávamos exaustas. Abaixo, uma visualização do percurso de ida:
4º Dia: Nice → Castellane → Trigance
- PROGRAMAÇÃO: Fizemos um deslocamento operacional, de mudança de base, de Nice para Trigance. No caminho, optamos por uma parada para conhecer a charmosa Castellane, cidade histórica encravada nas montanhas. Almoçamos ali e passeamos durante umas 04 horas pela cidade, quando retomamos a estrada rumo a Trigance. O trajeto é sinuoso, com belas vistas da montanha.

Nosso percurso Nice – Castellane – Trigance
5º Dia: Trigance → Gorges du Verdon → La Palud-sur-Verdon → Route des Crêtes → Lac de Sainte-Croix → Moustiers-Sainte-Marie → Manosque
- PROGRAMAÇÃO: Acordamos cedo e seguimos rumo ao Lac de Sainte-Croix. No caminho, optamos por conhecer a imperdível Route des Crêtes, caminho sinuoso com belas vistas panorâmicas do Gorges du Verdon. Para tanto, seguimos pela Route D952 com destino à Route des Crêtes (estrada D23). Fizemos uma breve parada em La Palud-sur-Verdon, onde almoçamos. Já na Route des Crêtes, paramos no Point Sublime (ponto sublime), auxiliadas por placas indicando a direção. Fizemos inúmeras outras paradas, há vários belvederes. Após, fomos ao Lac de Sainte-Croix, onde locamos um pedalinho e onde passamos 02 horas de deslumbramento. Em seguida, conhecemos a bela Moustiers-Sainte-Marie, cidade histórica encravada nos Alpes de Provence. Depois de muito flanar, fomos para Manosque, nossa nova base. No caminho, vimos os primeiros campos de lavanda e girassol.

Percurso Trigance → Rota des Crêtes → Gorges du Verdon → La Palud-sur-Verdon → Lac de Sainte-Croix → Moustiers-Sainte-Marie
- PASSEIOS: os passeios e os detalhes do percurso que fizemos podem ser vistos no nosso post sobre Canyon du Verdon (clique aqui para visitar o post sobre o Canyon du Verdon).
6º Dia: Manosque → Allemagne-en-Provence → Riez → Valensole → Mane → Forcalquier → Sigonce → Manosque
7º Dia: Manosque → Cassis → Calanques → Rota des Crêtes → Ciotat → Marseille
8º Dia: Marseille
9º Dia: Marseille → Paris
Abaixo, um mapinha com as cidades que visitamos:
Nossos posts sobre o Sul da França:
- Nice (clique aqui);
- Cannes (clique aqui);
- Èze, Mônaco e Menton (clique aqui);
- Nice, Castellane e Trigance (clique aqui);
- Parc du Verdon e Moustiers Sainte-Marie (clique aqui);
- Campos de Lavanda (clique aqui);
- Calanques de Cassis (clique aqui);
- Marseille (clique aqui).
Olá!
Gostaria de saber se quando alugaram o carro foi solicitado CNH internacional ou a CNH brasileira foi suficiente.
Obrigada!
Ariane
CurtirCurtir
Olá, Ariane! A CNH brasileira foi suficiente, porém, por precaução, fizemos a tradução juramentada desse documento no Consulado do Brasil em Paris. Essa tradução não foi solicitada pela locadora, nem mesmo a apresentamos.
Antes de reservarmos o carro, contudo, vimos que algumas locadoras exigem a CNH Internacional (PID). Por conta disso, é importante se informar com antecedência junto à empresa.
No mais, quanto à possibilidade de circulação em território francês, as autoridades locais aceitam tanto a CNH Internacional (PID) quanto a tradução juramentada de carteira de motorista estrangeira (fonte: https://www.service-public.fr/particuliers/vosdroits/F1459).
Espero que você tenha uma boa viagem, abraços!
CurtirCurtir
Ok! Obrigada!
CurtirCurtir
Olá… Gostaria de saber se o trânsito pela Côte d´Azur em julho foi mto ruim… Se vcs tivessem que ir de novo, escolheriam outro meio de transporte que não carro???
CurtirCurtir
Olá, Marina! Nas autoroutes o trânsito foi mais intenso, especialmente nos horários de rush. Enfrentamos engarrafamentos somente nas voltas a Nice e Marseille, quando pegamos a estrada entre 18 e 19h. De qualquer modo, a viagem de carro possibilitou maior mobilidade e independência, com acesso a rotas alternativas deslumbrantes. Não escolheria outro meio de transporte, evitaria apenas os horários de pico. Uma boa programação lhes garantirá passeios tranquilos. Abraços!
CurtirCurtir
Qual o valor em média para o aluguel de carro? Quais procedimentos?
CurtirCurtir
Olá, Amanda! Fizemos a reserva pela internet e retiramos o carro no aeroporto. A companhia que escolhemos não pedia, na época, a tradução juramentada da CNH brasileira. Sendo assim, apenas apresentei a reserva no balcão, juntamente com meu cartão de crédito (caução), passaporte e CNH. Na devolução, fui a um posto de recebimento de carros em Marseille e assinei o recibo. Quanto ao preço, varia muito. Depende da categoria e da opção por seguro. Pagamos uns 85 euros com seguro básico. Boa viagem!
CurtirCurtir
Olá! Gostaria de saber se esse roteiro seria bacana de se realizar no inverno. Estou programando uma viagem em janeiro e tenho medo de não ficar tão bonito ou o clima atrapalhar nas estradas.
CurtirCurtir
Olá, Giovanna! Acredito que esse não seja o melhor roteiro para o inverno. Há várias opções melhores para essa época, como os Alpes. Abraços
CurtirCurtir
Ola muito interessante. Sou brasileira. Estou no sul da Franca e gostaria de dicas dr como fazer esse roteiro. Existe uma agencia de viagem? Alguem pode me ajudar?
CurtirCurtir
Olá, Lucília. Espero que você tenha feito uma ótima viagem. Não conhecemos agências de viagem na região. Abraços!
CurtirCurtir