UMA VIAGEM PELO SUL DA FRANÇA: passeando em NICE

Chegamos no aeroporto de Nice às 10h30 e logo nos direcionamos à empresa Alamo, onde havíamos reservado um carro pela internet. Saímos do aeroporto em direção ao nosso hotel pela Promenade des Anglais, avenida litorânea da cidade.

IMG_9284

Promenade des Anglais, Nice

Dedicamos esse dia inteiro para explorar e conhecer Nice, já que no dia posterior iríamos a Cannes.

Fizemos o check-in no Hotel Ibis Budget e fomos almoçar no Chez Fred, localizado nas proximidades do hotel. O restaurante era simples, com gerência familiar e excelente comida. O preço, incluindo bebidas e sobremesa, foi de € 23,00 por pessoa.

Devotamos nossa tarde aos passeios pela cidade velha de Nice, o Vieux Nice. Esse bairro é recheado de belos prédios e cantinhos gastronômicos. As fachadas são coloridas e as ruas estreitas, com palácios e igrejas barrocas, cuja arquitetura se aproxima bastante das cidades italianas.

Deixamos o carro em um estacionamos pago nas redondezas e fomos fazer o passeio andando, já que o trânsito é limitado nas ruas do bairro. Começamos pela rua principal, Cours Saleya. É lá onde fica o Mercado das Flores (Marché aux Fleurs). Dali também pudemos ir até a praia, com  bela faixa de pedras cinza contrastando com o mar incrivelmente azul.

IMG_9324

IMG_9290

Mercado de Flores no Cours Saleya

IMG_2424

Parte da Promenade des Anglais próximo ao Cours Saleya

Parte da Promenade des Anglais próximo à rua Cours Saleya

Parte da Promenade des Anglais próximo à rua Cours Saleya

Em seguida, obedecemos ao seguinte roteiro: fomos à Place Masséna, o coração da cidade; à Place du Palais de Justice; à Place Rossetti, onde fica a Cathédrale de Sainte-Réparate, com cafés e sorveterias bem animados; ao Palais Lascaris, um prédio histórico que abriga o Museu de Arte e Tradições Populares; e à Place Garibaldi.

IMG_9356

Place Rossetti e a Cathédrale de Sainte-Réparate

IMG_9346

Ruas do Centro Velho de Nice

IMG_9341

Torre do Relógio, Place du Palais de Justice, Nice.

IMG_9330

Palais de Justice, Nice.

Após esse longo passeio, a chuva e o cansaço interromperam nossa jornada. Resolvemos retornar ao hotel e descansar um pouco para uma saída a noite. No percurso de volta pela Promenade des Anglais, vimos o histórico e suntuoso Hotel Negresco (nº 37, entre as ruas de Rivoli e Cronstadt), um marco da Belle Époque.

IMG_9693

Fachada no Hotel Negresco

Infelizmente, chegamos ao hotel e apagamos em uma longa noite de sono.

Tive uma boa impressão de Nice. Além do litoral espetacular, a arquitetura é impressionante. Repleta de turistas que se esbaldam ao sol, a cidade também oferece uma rica vida cultural, com museus e festivais de música. Vindo de Paris, achamos as pessoas gentis e atenciosas. O clima é muito acolhedor e sentimos por não ter mais tempo para nos dedicar à cidade.

Sobre o hotel Ibis Budget Nice Californie Lenval, o consideramos uma opção econômica para a cidade, com ótima relação custo/benefício. Segue o padrão Ibis Budget, com quartos espaçosos se comparados com outros da rede. Fica localizado na movimentada Avenue de la Californie, a poucos passos de uma praia tranquila e bonita. É relativamente longe do centro, uma longa caminhada. Como estávamos de carro, não tivemos problemas. O trânsito é tranquilo e há estacionamentos espalhados pela cidade. O hotel tem um convênio com um estacionamento 24h na mesma avenida, com preços reduzidos para hóspedes que ficam 3 dias ou mais. Pagamos 36 euros por 3 dias de estacionamento. O café da manhã é bom, mas existem padarias próximas também. Em suma, é um hotel econômico, que oferece boa localização, uma cama confortável, bom atendimento, um quarto amplo e limpo.

IMG_9276

IMG_9275  IMG_9273