GRÉCIA: passeando pela ilha de Mykonos

Como tivemos dois dias em Mykonos, optamos por fazer passeios urbanos andando num dia e no outro alugar um carro, passear pelas praias e conhecer lugares mais distantes do centro, onde ficamos hospedadas.

Após nosso delicioso café da manhã no hotel, saímos andando para Pequena Veneza e paramos para pesquisar preços em duas agências de locação de veículos. Percebemos que os valores eram mais ou menos tabelados. Alugamos um Jimmy por € 60,00. Existiam outras opções de carros menores por € 50,00 a diária, mas um dos funcionários nos indicou um carro maior devido aos relevos da ilha. Depois constatamos que um carro de passeio seria suficiente.

O carro estava um pouco velho, mas com motor bastante potente. A agência era familiar e possuía um sistema confuso e não informatizado. Pediram apenas a CNH e um cartão como garantia, embora o pagamento tenha sido adiantado em espécie. No ato da devolução, eles não forneceram recibo, apenas assinaram recebimento no próprio contrato de locação. A vistoria foi rápida e superficial. Foi aconselhado que colocássemos 10 litros de gasolina. Os valores nos postos de Mykonos variavam entre €1,77 e 1,85 o litro.

Já com o carro, visitamos as seguintes praias,que aparecem na sequencia percorrida:

Ornos: Bonita e pacata, apenas apreciamos de longe.

Praia Ornos, Mykonos

Paradise: Dominada pelo turismo de massa e também pela rede Tropicana de restaurantes, bares e lojinhas. É a mais cara, cheia e elitizada.

Praia Paradise, Mykonos

Paraga: Bastante animada e barata devido a um hostel e um camping localizados nas redondezas. Foi lá que almoçamos petiscos gregos por apenas € 24,00 para duas pessoas, incluindo cerveja.

Praia Paraga, Mykonos

IMG_9168  IMG_9167

Super Paradise: Agradável para um mergulho no mar, também muito badalada. Alugamos duas cadeiras pelo preço de € 12,00 e tomamos cerveja Alfa por € 4,50, por sinal, quente.

Praia Super Paradise, Mykonos

Agrari. Apesar de longe, vale a pena a visita. Um charme! E o caminho até lá é espetacular.

Praia Agrari, Mykonos

As ruas são bastante confusas, mas, na medida em que nos afastamos de Pequena Veneza, foi ficando mais tranquilo. Os caminhos para as praias são bem sinalizados e o uso do mapa pouco nos ajudou. É relativamente fácil percorrer a ilha, apesar das estradas estreitas, ingrimes e movimentadas com motos, quadriciclos e outros carros.

A ilha é linda, arenosa, com casinhas brancas encravadas nos montes, igrejas perdidas em imensidões, caminhos com muros de pedra. A vegetação é seca, não arborizada, com solo bastante acidentado, contribuindo para a sua beleza. Em muitos pontos mais altos, é possível ter vistas de perder o fôlego do mar, das praias e das construções.

Depois de percorrer as praias, paramos para apreciar o pôr do sol em um mirante perto de Pequena Veneza. De lá tivemos uma linda vista do mar, das casinhas brancas e do Porto Velho.

À noite, saímos para passear em Pequena Veneza. O carro, deixamos estacionado perto do hotel por € 8,00 a diária. Jantamos em Chora, a alguns passos do Porto Velho, no tradicional restaurante Nikos, com comida boa e barata. Esperamos um pouco devido à enorme quantidade de pessoas, mas o lugar era tão agradável que nem sentimos. Sentamos do lado de fora, em mesinhas colocadas na praça, ao lado de uma charmosa igrejinha. Comemos Keftedes (almôndegas gregas) e um risoto de camarão por € 9,00 e € 15,00, respectivamente. De sobremesa comemos deliciosos profiteroles por € 5,00. A cerveja também custava € 5,00.

IMG_9497  IMG_9492

Ao lado fica o Sofias Bar, um bar gay bastante conhecido por lá. Demos uma passada rápida e continuamos nosso passeio pelas ruas de Mykonos. Apesar de não termos nos demorado em nenhum bar ou boate, foi possível perceber como a noite é divertida, agitada, com muitas opções de casas noturnas e pubs que não possuem hora de encerramento. Muitas atrações da ilha são voltadas para o público gay, especialmente masculino, como o bar Kastro, o já comentado Sofias e o bar do Paradise Hotel. As praias Elia e Super Paradise também oferecem atrações voltadas para esse público.

Gostaríamos de ter tido mais energia para aproveitar um pouco mais a noite de Mykonos, mas tivemos que escolher entre fazer essa incursão noturna ou ter um dia cheio de atividades praieiras e desbravar a ilha. No dia seguinte tinha mais.