Grécia: Chegando em Atenas

Finalmente iríamos conhecer a Grécia, aquele paraíso de belezas largamente anunciado. Nessa viagem, passamos 1 dia e meio em Atenas, 2 dias e meio em Mykonos e 2 dias e meio em Santorini. Guardamos os outros destinos para uma segunda, quiça terceira viagem.

O voo Paris-Atenas foi pela companhia Aegean e custou individualmente € 270. Saímos de Paris em 01 de setembro, ao meio dia, e chegamos em Atenas às 16h30min.

No aeroporto de Atenas, bem estruturado devido às Olimpíadas de 2004, pegamos um táxi para o hotel. O preço fixo do aeroporto ao Centro da cidade era € 35. Partindo do centro, fica a cargo do motorista acrescentar o valor. O nosso taxista cobrou € 45 pela corrida, apesar de termos ficado hospedadas no Centro.

Escolhemos o Economy Hotel, bem localizado e consideravelmente barato. Pagamos €120 por duas diárias. Dele, foi possível fazer os passeios andando. Passando pelo mercado e pela praça Monastiraki, já estávamos em Plaka. Mais alguns passos, já chegávamos à Acropolis.

IMG_0420  IMG_0524

Feito o check-in, fomos passear em Plaka, o boêmio bairro turco. Achamos as redondezas do hotel um pouco degradadas, as fachadas dos prédio são velhas e sujas, refletindo fortemente a crise que assola o país. Já Plaka é um oásis turístico. As ruas são repletas de lojinhas e restaurantes. Muitas pessoas transitam por ali.

Ruas do centro de Atenas

A movimentada Praça Monastiraki

Jantamos em um restaurante familiar chamado Scholarhio, localizado em uma rua tranquila. Fizemos essa escolha para experimentar vários pratos gregos a preço camarada. Pedimos uma opção com 7 mini pratos de especialidades gregas que incluía 4 bebidas, um litro de água, sobremesa e pão por apenas € 42.

IMG_0452   IMG_0446IMG_0443

Após a refeição, passeamos pelas ruas de Plaka, compramos souvenirs e paramos no colorido Bar Brettos. As paredes desse bar são decoradas com garrafas iluminadas. Uma delas é ornamentada com barris de madeira. O público é bastante descontraído, amontoando-se em mesas/balcões coletivos. Pedimos um Ouzo Blue, uma bebida grega a base de anis servida com gelo. O teor alcoólico é alto, 48% e o gosto de anis é forte e marcante, Tomamos também uma cerveja da marca Beptina, uma amber larger de cor vermelha, suave e com sabor marcante (€ 4).

Fachada do bar Brettos

Paredes coloridas e iluminadas do Brettos

Voltamos ao hotel olhando o movimento das ruas de Plaka e ao fundo a Acropolis iluminada. Era só o começo de uma deliciosa viagem.