BUDAPESTE: Conhecendo Peste

No nosso segundo dia em Budapeste, nos concentramos no lado Peste.

Pela manhã, resolvemos conhecer um dos clássicos cafés da cidade, o célebre Gerbeaud, fundado em 1858 e localizado na Praça Vörösmarty. Ali, tomamos nosso café da manhã: pedimos um Budapest Regelli (queijo, presunto, salame, queijo, tomate, uma pasta à base de páprica e um cappuccino) e um Páris ZS Regelli (um croque monsieur e um cappuccino), respectivamente 1.890 HUF e 2.190 HUF. Com bela decoração, dotada de lustres de cristal, móveis de madeira e grandes salões, o Gerbeaud impressiona. Com preço elevado, é frequentado basicamente por turistas.

IMG_8492IMG_8478IMG_8484IMG_8487

Após, passeamos pela Praça Vörösmarty e pela Rua Váci, onde já tínhamos ido na noite anterior. Esses são locais clássicos do turismo dali, repletos de lojas de souvenirs, restaurantes duvidosos, bela arquitetura e multidão.

Seguimos bordeando as margens do Danúbio até chegar ao Parlamento. Compramos nosso ticket para a visita das 15h30 em francês (não há opção em português), depois de longa espera na fila. As visitas são guiadas e com hora e idioma previamente definidos. A entrada individual custou 4.000 HUF.

Por coincidência, quando saímos do guichê estava na hora da troca da guarda do Parlamento. Com o turismo de massa, essas trocas se tornaram atração em diversos destinos europeus.

IMG_8545IMG_8557

Era meio dia e, para esperarmos o horário da nossa visita ao Parlamento, resolvemos ir à Catedral São Estevão. No trajeto, passamos pela Praça da Liberdade, circundada por prédios com fachadas monumentais e onde resiste o único monumento soviético de Peste, um obelisco com uma estrela dourada. Uma lei foi sancionada em 1993 proibindo símbolos do comunismo e do nazismo. Assim, a estrela vermelha que figurava no topo do obelisco foi pintada de dourado.

Ainda na Praça da Liberdade, foi inaugurado em 2014 um memorial da ocupação alemã. Esse controverso monumento é alvo de constantes ataques e manifestações por parte da população sensível ao holocausto. Os opositores acusam a ação do governo, que supostamente tentaria apagar a responsabilidade dos húngaros pelas barbaridades praticadas na Segunda Guerra contra os judeus.

IMG_8613

Obelisco outrora soviético no centro da Praça da Liberdade

IMG_8623

Memorial da ocupação alemã, arrodeado por objetos de protesto

Na Catedral, fizemos a visita interna e subimos a torre. A primeira é gratuita, enquanto a subida custou 500 HUF. A vista do topo é lindíssima e a subida é tranquila, de elevador.

IMG_8650

Fachada da Catedral São Estevão

IMG_8676

Parte interna da Catedral São Estevão

IMG_8709

Vista de Budapeste do alto da Catedral

No retorno para nossa visita ao Parlamento, paramos para almoçar no Grey Goose. Comemos um risoto de frango com queijo defumado e um menu de almoço, incluindo goulash (sopa de carne e batatas, prato típico da Hungria) de entrada e um frango com páprica e queijo cottage, como prato principal. Bebemos também duas cervejas. Tudo custou 6.405 HUF.

10695109_707970069283799_1701189529_n    10705054_707970215950451_1721158663_n 10708067_707970159283790_970625421_n

Infelizmente, a parada para o almoço nos fez perder o horário da visita ao Parlamento. Chegamos 10 min atrasadas e a funcionária disse que não poderíamos entrar para encontrar o grupo, tampouco remarcar a visita. Resultado: amargamos o prejuízo e não conhecemos a parte interna do Parlamento. Até pensamos em voltar no dia posterior, mas desistimos diante das outras opções de passeio.

Depois desse pequeno contratempo, pegamos um metrô e fomos para o Museu de Belas Artes. A entrada estava incluída no Budapest Card. É um museu interessante, mas nada surpreendente. O prédio em estilo neoclássico é belíssimo e possui um acervo bastante amplo, com peças romanas, egípcias e etruscas, além de obras de artistas europeus. Esse museu está localizado na Praça dos Heróis (Hősök tere), juntamente com o Museu de Arte Moderna. Também ao lado da praça, fica o Bosque da Cidade, Városliget, além da elegante e refinada Avenida Andrássy, construída no século XIX. Foi essa avenida que inspirou Chico Buarque na escrita do livro Budapeste.

IMG_8753

Praça dos Heróis

IMG_8783

Museu de Arte Moderna

IMG_8756

Museu de Belas Artes

IMG_8774

Parte interna do prédio do Museu de Belas Artes

IMG_8775

Bosque da Cidade, Városliget

Na volta para o centro de Peste, descemos na estação de metrô da Praça Vörösmarty, onde estava tendo uma feira de produtos e comidas locais. Foi uma sorte, pois não sabíamos desse acontecimento. No inverno, ali acontece uma tradicional feira de Natal.

IMG_8789     IMG_8794

No início da noite, fizemos o passeio de barco pelo rio Danúbio (3.200 HUF bilhete individual, preço incluindo os 20% de desconto do Budapest Card). O passeio é magnífico, belas paisagens e conforto. Eles dispõem de um audioguia em português, o qual explica a constituição da cidade, sua história e seus principais monumentos. O passeio inclui ainda duas bebidas e dura cerca de uma hora. É possível descer na Ilha Margarida para uma passeio de 1h30min, com reembarque posterior em barco da mesma empresa. Como o nosso era o último barco, não descemos na ilha, que também ficou para a próxima viagem. Foi lindo ver os últimos raios de sol sobre a cidade e os monumentos iluminados. Foi uma experiência inesquecível passar por baixo daquelas pontes e olhar para Buda e Peste, comparando as diferenças a partir do meio do Danúbio. Fomos pela empresa Legenda Sightseeing Boats, escolhida pelo desconto do Budapest Card. Abaixo, os horários:

IMG_8902

IMG_8810

Depois do passeio de barco, pegamos o bonde e descemos ao lado do parlamento, para ver a obra em homenagem aos judeus, localizada na margem do Danúbio. É uma sequência de sapatos em bronze e se chama  “Sapatos à margem do Danúbio”. É comovente, melancólico e passa uma sensação de desolamento.

IMG_8924

O jantar foi no restaurante Menza, um pouco sofisticado, mas jovial, musical, bonito e com bom preço. Comemos um hambúrguer da casa e uma carne com cebolas fritas. Uma delícia!

IMG_8961     IMG_8958

IMG_8953     IMG_8952